Segredo: inédita picape média da Fiat começa a ser revelada
Após a revelação do Jeep Renegade e a confirmação de que ele será o primeiro modelo fabricado em Goiana (PE) a partir de março de 2015, os demais projetos previstos para a nova fábrica da FCA (Fiat-Chrysler) no Brasil começam a ganhar contornos: são eles a inédita picape média, que estampará a marca Fiat, e um SUV de sete lugares que levará o logotipo Jeep. Em mais uma parceria com a revista Motor Show, que mostra as duas novidades na capa da edição de abril, CARPLACE adianta o que esperar dos novos utilitários.
Stradão
Quando nasceu o projeto da picape média, ela poderia ganhar vida com a marca Dodge ou RAM, também pertencentes ao grupo. Mas a FCA achou por bem lançá-la como Fiat devido ao estrondoso sucesso da Strada (hoje brigando pela liderança total de vendas no país) e ao know-how aprendido com o desenvolvimento da picapinha derivada do Palio durante todos esses anos. Tanto que a nova picape média será completamente diferente de tudo que já se viu por aí em projetos semelhantes. Inovador mesmo: em vez de um pesado chassi de longarinas, motor longitudinal, eixo cardã e suspensão traseira por eixo rígido com feixe de molas, a nova Fiat terá estrutura de carro de passeio. A plataforma será monobloco, mas devidamente reforçada com longarinas, enquanto o motor terá posição transversal e a tração, acredite, será dianteira – com opção de 4×4 acionando o eixo traseiro nas versões top.
Já a suspensão terá construção independente nos dois eixos, complementando um conjunto que promete dirigibilidade muito próxima a de um carro de passeio. Quem já guiou uma das “mulas” (protótipos que usam partes de carroceria de outros carros) que rodam em testes Brasil afora garante que a dinâmica é muito superior à de picapes como S10, Ranger e Hilux. Afinal, o modelo da Fiat tem porte um pouco menor, peso significativamente inferior e seu centro de gravidade é bem mais baixo. O assoalho baixo, aliás, facilitará (e muito) o acesso à cabine, além de ampliar o conforto interno, por eliminar aquela incômoda posição de joelhos levantados típica do banco traseiro de picapes médias. Mas nem por isso a altura em relação ao solo será menor que nas rivais, pois não haverá o ressalto do diferencial traseiro para atrapalhar a sobreposição de obstáculos.
Em termos de motorização, estão sendo testados um 2.4 Flex com cabeçote MultiAir, com aproximados 186 cv e 24,4 kgfm de torque, e um 2.0 Multijet turbodiesel com estimados 170 cv e 35,7 kgfm de torque. Ambos os propulsores serão acoplados à nova transmissão automática de nove marchas da ZF (já usada no Range Rover Evoque), mas também existirá um câmbio manual de seis marchas nas versões mais simples. A tração, como já dito, será dianteira nos modelos 4×2, com opção de 4×4 em algumas versões.
Além de toda a inovação no projeto da picape, o grande pulo do gato se dará no preço final. Por conta da plataforma monobloco e do porte inferior ao das rivais, estima-se que a cabine dupla da Fiat custe de 10% a 15% menos que uma S10 ou Ranger em versão equivalente, por exemplo. “O design será arrojado e esportivo”, antecipa uma fonte ligada à marca. Nesta projeção, ainda não definitiva, você pode ter uma ideia do que a Fiat está preparando. A produção está programada para começar em novembro de 2015, com chegada às lojas no começo de 2016.
fiat desista desta ideia, camionete tem de ter chassis e tração traseira, vai ser um fracasso, e este estilo não decola
ResponderExcluirQue carro monstruosooooooooooooo
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